Algumas pessoas indignadas com a situação do país, do estado, da sua cidade e do seu bairro acabam decidindo entrar na política com o intuito de mudar nem que seja um pouco o país e promover benefícios ao povo. Para isso essas pessoas procuram um partido que melhor se identifiquem e acabam se filiando a ele para assim começar sua vida política em busca de transformação.

Para sair como candidato político não é apenas decidir e se candidatar, os interessados devem ter noção das regras que devem cumprir e os requisitos que devem se encaixar.

Para poder investir candidatura os interessados precisam ter nacionalidade brasileira ou ser naturalizado; estar em pleno exercício dos direitos políticos; estar alistado na Justiça Eleitoral; ter domicílio eleitoral na circunscrição há pelo menos um ano antes do pleito e ser filiado a um partido político também há pelo menos um ano antes da eleição.

Outro ponto extremamente importante que os futuros candidatos precisam se ater é a respeito da idade mínima para exigida para ocupar cada cargo político.

  • Dezoito anos para Vereador;
  • Vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual, Prefeito e Vice-Prefeito;
  • Trinta anos para Governador e Vice-Governador;
  • Trinta e cinco anos para concorrer a Presidente, Vice-Presidente e Senador.

O ano de 2022 se aproxima e como todos sabem é um ano de eleição, então as pessoas já começam a criar expectativas sobre esse evento e os candidatos disponíveis para todos os cargos. Para quem se pergunta qual a data das eleições em 2022? Essa resposta ainda está sendo definida pelo Tribunal Superior Eleitoral, mas como geralmente as eleições acontecem no mês de outubro e espera-se que continuem ainda nesse mês.

Para os moradores de Curitiba a dúvida a respeito de quem são candidatos a governador do Paraná 2022. Em uma escolha eleitoral, é fundamental que sejam avaliados alguns critérios. A vida política do candidato, assim como as propostas e o cumprimento destas, são pontos que devem ser levados em consideração.

As alianças políticas também devem ser avaliadas. Apesar de que muitos dizem que um partido não determina se a função política será ou não bem executada, é essencial analisar qual linhagem de pensamento aquele determinado político vai seguir.

Ações sociais e projetos voltados ao público de baixa renda também são pontos a serem analisados pelos eleitores, principalmente se houve o cumprimento das propostas desse tema, pois muitos políticos durante o lançamento da candidatura fazem inúmeras promessas, mas não realizam, ganhando a confiança da população de baixa renda e depois abandonando após a eleição.