Corte e costura é uma arte bastante antiga e que é muito presente na sociedade. A muito tempo atrás, era dito como algo exclusivo e obrigatório as mulheres, mas com o passar dos anos esse pensamento machista foi se desmistificando e virou algo aberto a todos os interessados e além de ser utilizado como um hobbie é uma atividade bastante lucrativa.

Muitas pessoas vendo o quanto pode ser lucrativo fazendo pequenos reparos ou fazendo peças com e sem molde começam a pensar na ideia de se profissionalizar e buscam por cursos para se qualificarem e aprenderem técnicas que antes eram desconhecidas.

Muitas instituições oferecem esse curso e com professores qualificados que possuem uma didática extremamente boa capaz de formarem excelentes profissionais da arte da costura. Cursos gratuitos do SENAC em 2022 além do curso de costura ainda tem outros da mesma área para todo publico que resolver se inscrever e concorrer a uma vaga, como é o caso das inscrições abertas no SENAC São Paulo, que possibilitam o ingresso de milhares de pessoas para se qualificarem e conquistarem seu lugar no mercado de trabalho ou abrir seu próprio negócio com todo o conhecimento adquirido.

No curso de corte e costura os alunos aprendem inúmeras técnicas como:

  • Tipos de tecidos e quais peças fazer com eles: A escolha de um tecido pode definir o sucesso de uma coleção ou o seu fracasso. A escolha errada pode ocasionar em ajustes, desconforto na peça e acabamento ruim fazendo com a roupa fique presa e não venda.
  • Equipamentos: Saber qual máquina melhor vai atender sua necessidade, os pontos que ela faz, os apetrechos que ela possui, tudo isso vai facilitar na hora da produção e pode fazer com que a costura seja feita bem mais rápido sem muitas complicações, adiantando assim a produção.

  • Tipos de costura: Saber qual tipo de costura fazer em cada peça e tecido, qual ponto é necessário para finalizar a peça e para que não necessite fazer nenhum ajuste ou reparo posterior é fundamental para que todo o tempo gasto na produção da peça não vá por água abaixo caso não fique da maneira desejada.
  • Fazer roupas com molde: Algumas pessoas se aventuram na costura e sem muita experiência não conseguem utilizar algumas coisas típicas da costura, como os moldes, para algumas pessoas, é algo totalmente desafiador e através do curso os alunos começam a ter um conhecimento e a pegar uma técnica sobre a utilização.

Essas e muitas outras coisas são ensinadas no curso para formar pessoas especializadas na arte de costura.