Ser idoso é um privilégio para muitas pessoas e ao mesmo tempo um desafio, devido a todas as dificuldades que passam a enfrentar, principalmente quando não possuem em uma boa condição de vida e estrutura familiar. Pensando em proporcionar a população mais velha uma melhor situação e conforto alguns países oferecem benefícios a esse publico e o Brasil é um desses países.

Acima dos 60 anos de idade o Brasil já começa a garantir diversos direitos aos brasileiros pertencentes a essa faixa etária com o objetivo de melhorar diversos aspectos de suas vidas. Esses direitos são consolidados através do Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto do Idoso que prezam pela proteção integral e para que esse publico tenha prioridade a diversos serviços nacionais.

Conheça os benefícios oferecidos aos idosos

Devido ao Estatuto do Idoso maiores atenções são dadas a população mais velha do país com o objetivo de proporcionar uma vida mais tranquila e confortável. Dentre essas atenções especiais estão o oferecimento de alguns benefícios que fazem bastante diferença e oferecem a esse publico uma vida muito diferente e satisfatória.

Isenção do IPTU

O pagamento anual do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é uma preocupação para muitos brasileiros que passam por dificuldades financeiras e passam um sufoco para conseguirem pagar esse tributo todos os anos, principalmente com o aumento que sofrem. Para que isso não seja uma preocupação e uma dor de cabeça o governo começou a oferecer a isenção do IPTU 2022 a esse publico garantindo assim um enorme alívio.

Transporte urbano gratuito

Todas as empresas de ônibus são obrigadas a reservarem 10% de seus assentos para o publico acima de 65 anos de idade. Segundo a lei todo idoso com 65 anos ou mais tem o direito de viajar de graça nos ônibus municipais então isso deve ser cumprido. Em casos de viagens intermunicipais devem ser disponibilizados 2 assentos a esse publico e caso já estejam ocupados a empresa deve vender a passagem com desconto de 50% do valor.

Desconto em ingressos

Todos os idosos tem o direto ao desconto de 50% de desconto em ingressos de eventos esportivos, culturais, artísticos e de lazer. Para garantir o cumprimento desse benefício só será necessário apresentar um documento oficial com foto comprovando a idade na hora da entrada do evento, caso seja pedido o documento na hora da compra do ingresso o local é possível a multa já que ira forçar a presença do idoso no local de venda.