Marilia afirma que além do tratamento é preciso colocar em prática a Lei Antifumo
A deputada Marilia Pinto (PSB) disse que as estatísticas apresentadas pela Vigitel da Secretaria Estadual de Saúde, que apontam que 17,4%, acima de 18 anos são fumantes, em matéria publicada por um jornal local, é muito preocupante.
A parlamentar explicou que além desse tratamento que vem sendo realizado é preciso colocar em prática a Lei Antifumo nº. 745/09 que proíbe o fumo ou derivado em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados.
Conforme explicou Marilia Pinto é preciso que os órgãos possam colocar em prática campanhas educativas nos veículos de comunicação, já que esse assunto é de utilidade pública e para bem de todos aqueles que não fumam e precisam de um ambiente arejado.
Marilia explicou que já esteve reunida com os representantes da Vigilância Sanitária do Estado, e não obteve teve nenhum resultado do encontro que manteve. Em relação ao município de Boa Vista, ela disse que manteve um encontro com o secretário Municipal de Saúde, Robério Araújo, que se colocou à disposição para somar junto na implementação da Lei Antifumo na Capital.
Ambientes
Segundo a deputada os ambientes de trabalho, de estudo, de cultura, de culto religioso, de lazer, de esporte ou de entretenimento, áreas comuns de condomínios, casas de espetáculos, teatros, cinemas, bares, lanchonetes, boates, restaurantes, praças de alimentação, hotéis, pousada, centros comerciais, bancos e similares, supermercados, açougues, padarias, farmácias e drogarias, repartições públicas, espaços e exposições, veículos públicos ou privados de transporte coletivo, viaturas oficiais de qualquer espécie e táxis, é proibido fumar e está dentro da aplicação da Lei Antifumo.
|