Cotidiano
 
Piscicultura movimenta cerca de R$ 70 milhões em um ano em Roraima
Em Roraima, 8,50% da produção são de responsabilidade da agricultura familiar
 
Por - Redação I 14/09/2016 - 13:22 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Divulgação
Hoje 63,58% da produção estão nas mãos de grandes produtores
Uma das atividades que integram o setor produtivo, a piscicultura, movimentou em Roraima no ano de 2015 cerca de R$ 70 milhões, desde os tanques de criação até os supermercados, frigoríficos e casas que comercializam peixe.

Com 4,5 mil hectares de lâmina d’água e mais de 1,1 mil piscicultores em todo o Estado, no último ano foram produzidas 11,9 mil toneladas de pescado, comercializadas no mercado roraimense e também no Estado do Amazonas.

O coordenador da vertente de piscicultura da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Marlon Maia, informou que 85% dos produtores são da agricultura familiar, seguido dos pequenos com 6%, comunidades indígenas com 5% e médios e grandes com 2% cada.

Ele frisou que os percentuais são diferentes quando se trata da produção. “Apesar de os agricultores familiares serem maioria, a produção deles é baixa. Hoje 63,58% da produção estão nas mãos de grandes produtores. Em seguida vem os pequenos com 15,24%, médio com 11,52%, agricultura familiar com 8,50%, seguido das comunidades indígenas com 1,16%”, explicou.

Maia informou ainda que o trabalho desenvolvido pela Coordenação de Piscicultura é de fundamental importância para o desenvolvimento do setor em Roraima. “Os produtores familiares e pequenos contam com o apoio da Seapa na área de assistência técnica e fornecimento de insumos”, disse.

Diante da observação, de que aproximadamente 90% dos problemas ocorridos nas pisciculturas do Estado, estão associados à qualidade de água, a Coordenação de Piscicultura, tem recomendado a utilização de calcário agrícola nos tanques. Somente no ano de 2015 mais de 30 produtores receberam 87,02 toneladas de calcário e de janeiro a agosto de 2016 já foram mais de 100 toneladas. O insumo é essencial para o desenvolvimento da atividade.

 
 
 

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas