Esportes
 
Alunas-atletas de RR vencem a primeira no tênis de mesa, mas perdem a segunda
Os jogos ocorreram na manhã e tarde desta sexta-feira, em Poços de Caldas
 
Por - Redação I 08/09/2012 - 17:45 -
———————————————————————————————————————————
Fotos: Divulgação
As atletas do interior venceram a partida da estreia, mas foram derrotadas na segunda

As alunas-atletas Vanessa de Souza Dias, de Rorainópolis, e Nádia Hennycleia, de São João da Baliza, saíram vencedoras na primeira rodada de torneio em equipe da modalidade de tênis de mesa na 15ª Olimpíadas Escolares, em Poços de Caldas (MG), etapa mirim (12 a 14 anos). Elas derrotaram a equipe de Pernambuco (PE) por três sets a dois. O jogo ocorreu na manhã desta sexta-feira (07) no ginásio de Esportes José Isaías de Araújo.

O técnico Leonardo Tupinambá avaliou a desempenho das alunas-atletas como positiva, uma vez que elas moram em municípios diferentes, e, por consequência estudam em escolas diferentes e na competição tiveram que disputar juntas. “Embora elas não tenham condições de treinarem juntas, se saíram bem na competição e conseguiram jogar de igual para igual com as rivais”, frisou.

Esse foi o primeiro jogo da etapa classificatória do tênis de mesa feminino. No período da tarde Vanessa e Nádia não passaram pela equipe do Paraná, perdendo de três sets a zero. Mesmo assim elas voltam à disputa neste sábado (08).

Para Tupinambá a expectativa para os próximos jogos é a melhor possível. “Com a experiência e observação do nível técnico, conclui-seque é possível melhorar o nível de nossas atletas e o Estado alcançará bons resultados”, disse, ao acrescentar que o treinamento será mais rigoroso.

Vanessa é aluna da Escola Estadual Padre Eugênio Possamai, cursa a 7ª série e tem 13 anos de idade. Essa está sendo a sua primeira participação nas Olimpíadas Escolares. Em Roraima foi vencedora nos 41º Jogos Escolares de Roraima 2012, ao conquistar a medalha de ouro, o que garantiu a participação na competição nacional. Ela treina de segunda a sábado, das 18h às 21 horas.

“Estou achando legal a troca de experiência e o conhecimento adquirido. O momento agora é de treinar ainda mais para ter novas conquistas”, analisou Vanessa, ao avaliar a participação na disputa. “No primeiro set individual não me saí bem e no segundo, em dupla, também não, mas recuperei no terceiro set explorando as fragilidades da minha adversária, que era o bloqueio e defesa”, enfatizou.

Já a Nádia tem 14 anos de idade e cursa a 8ª série na Escola Estadual Henrique Dias. Também está tendo a primeira experiência em uma competição nacional. “Está sendo muito bom. Chegar aqui não foi fácil, bem como a vitória na primeira partida nas Olimpíadas Escolares”, disse.

Essa também está sendo a primeira vez que as duas alunas jogam juntas. Por essa razão e o pouco entrosamento, consequência do pouco treinamento em conjunto, Nádia disse que vai refletir sobre as falhas cometidas na competição e aprimorar os erros para que não mais se repitam. “A nossa expectativa para o próximo jogo é boa. Vamos dar o máximo da gente para conquistarmos os melhores resultados e levarmos a tão sonhada medalha para casa”, ponderou a aluna-atleta.

Nádia treina diariamente, de segunda a sexta-feira, das 18h às 21 horas na sede da escola. Com esse esforço ela já conquistou três medalhas, sendo uma de ouro em torneio em Rorainópolis e duas de bronze nos 41º Jogos Escolares de Roraima.

Roraima está participando da etapa mirim das Olimpíadas Escolares com 56 alunos-atletas das modalidades individuais de natação, judô, atletismo, ginástica rítmica, tênis de mesa e xadrez. Já nas modalidades coletivas, o Estado enviará os times masculinos e femininos de basquete, futsal, handebol e voleibol.

OUTRAS MODALIDADES

No judô, Roraima não conquistou bons resultados. Os 12 alunos-atletas, entre meninos e meninas, não venceram as competições. Até o fechamento desta matéria, as demais modalidades (natação, xadrez, atletismo e ginástica rítmica) ainda estavam em disputa.

AS OLIMPÍADAS

A 15ª edição das Olimpíadas Escolares reúne este ano 3,8 mil alunos-atletas competidores. Nove modalidades individuais das 13 que compõem a programação iniciam suas disputas nesta sexta (07): atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, lutas, natação, tênis de mesa e xadrez. Na terça-feira, dia 11, entram em cena os esportes coletivos: basquete, futsal, handebol e vôlei. Participam desta fase escolas de 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal e a cidade-sede, que terá uma delegação própria. A entrada do público é gratuita para todas as competições.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e do Governo do Estado de Minas Gerais.

     
     
     

 

 

Imprimir Enviar Corrigir Tamanho: A+ a-




Notícias relacionadas